Etapas

Serão cerca de 10 etapas, aqui está uma lista possível:
Etapa 1: Saint-Jean-Pied-de-Port - Cizur Menor (80,0 km)
Etapa 2: Cizur Menor - Logroño (88,5 km)
Etapa 3: Logroño - Belorado (69,8 km)
Etapa 4: Belorado - Castrojeriz (86,2 km)
Etapa 5: Castrojeriz - Sahagún (88,4 km)
Etapa 6: Sahagún - León (72,5 km)
Etapa 7: León - Rabanal del Camino (68,1 km)
Etapa 8: Rabanal del Camino - Pedrafita do Cebreiro (82,9 km)
Etapa 9: Pedrafita do Cebreiro - Portomarín (70,2 km)
Etapa 10: Portomarín - Santiago de Compostela (91,8 km)

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Dia 1 - Roncesvalles


Podem ver mais imagens deste dia aqui.

Distância: 63,3 km

Tempo: 10:18:50

Velocidade média: 6 km/h


Este caminho mostra de facto a plenitude que para todos significa. É um caminho que se faz caminhando. No nosso caso de bicicleta. Temos encontrado imensos peregrinos que por umas razões ou por outras percorrem esta via. Uma via para uma peregrinação que se faz pessoal a cada um de nós. Temos encontrado gente de todo o mundo, desde o Canadá à Korea, passando pelo Chile.

Hoje foi dia de grandes descidas, imensas, de grandes single tracks maravilhosos que puderam fazer a nossa adrenalida subir ao máximo. Sempre com a maior das cautelas, não vamos querer prejudicar o resto do caminho. Paragem em Arrebia para uma reparação rápida numa loja de bicicletas e lá vamos caminhando. Foi dia de grande calor. O protector solar é recomendado. Perdi o meu sao cama e a minha toalha, dificuldades que o caminho nos apresenta para podermos reflectir no quão importante são esses objectos.

Chegamos a Ponte de la Reina, uma vila bonita, pequena mas simpática.

Importantes peças na bicicleta são o descanço (dá imenso jeito), bons travões, bons suportes de alforges, e bons pneus, de trail de preferência. Foram muitas a pedras que tivemos de subir e descer durante esta parte do percurso.

As saudades começam a existir de uma forma intensa. Mas sabemos que tudo está bem e por isso gardamos o momento do reencontro para o regresso nque poderá ser mais cedo do que esperariamos.

Por último, começamos a perceber a mística do caminho. é um caminho de reenconto. Com a vida, com a alegria de podermos saborear o mais básico da nossa existência. É simplemente fantástico.

Para as nossas famílias, um grande beijinho. Vamos regressar em breve.

p.s. ainda não podemos fazer o upload das fotos, fica para a próxima

p.s.2 um muito obrigado à dona do netbook, dá imenso jeito ;)

4 comentários:

  1. Bom... quando tiverem tempo vão explicar-me, calmamente, como perderam um saco cama e a toalha! ;-)
    Estou a ver que se estão a encontrar pelo caminho, a ver a dimensão da coisa!
    Hoje descidas, daqui a uns dias planícies rolantes e mais tarde umas valentes subidas para matar saudades dos Pirinéus... hÁ de tudo!
    Não se preocupem demasiado com as etapas pré-estabelecidas. Elas são apenas teóricas e servem essencialmente para vos dar uma noção do espaço e do tempo. Nada mais do que isso. Vão seguindo o vosso ritmo gozando cada pedalada! Pena que quase todos os que fizemos o Camino fizemo-lo com limites temporais algo apertados mas é muitas vezes, para já, a única maneira de concretizar um objectivo.
    Um abraço.

    Zé Augusto

    ResponderEliminar
  2. Grande Mário.
    É assim mesmo! A pouco e pouco, km após km, o percurso que falta vai custando menos.Aproveita a viagem, disfruta cada momento, que nós cá ficamos a acompanhar-te em pensamento.

    AReis

    ResponderEliminar
  3. Belissimas mensagens!!!
    Sim il Camino de Santiago é un camino de reencontro: com la nostra esencia, de essere umano: la la energia, la alegria de vivere..é sentire in la natura, la paz..e la grande felicitá de está vivo!!!
    Bravo...Bueno e felice camino.
    Abrazo
    Vilma

    ResponderEliminar
  4. Obrigado pelo seu comentário Vilma. Tudo o que disseste é de facto o que se sente ao realizar o caminho.

    ResponderEliminar