Etapas

Serão cerca de 10 etapas, aqui está uma lista possível:
Etapa 1: Saint-Jean-Pied-de-Port - Cizur Menor (80,0 km)
Etapa 2: Cizur Menor - Logroño (88,5 km)
Etapa 3: Logroño - Belorado (69,8 km)
Etapa 4: Belorado - Castrojeriz (86,2 km)
Etapa 5: Castrojeriz - Sahagún (88,4 km)
Etapa 6: Sahagún - León (72,5 km)
Etapa 7: León - Rabanal del Camino (68,1 km)
Etapa 8: Rabanal del Camino - Pedrafita do Cebreiro (82,9 km)
Etapa 9: Pedrafita do Cebreiro - Portomarín (70,2 km)
Etapa 10: Portomarín - Santiago de Compostela (91,8 km)

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Dia 7 - Murias de Rechivaldo

Podem ver mais imagens deste dia aqui.

Distância: 62,7 km

Tempo: 11:29:16

Velocidade média: 5 km/h

Começamos o dia com um bom 'Desayuno', tinha de ser. A etapa para hoje não se apresentava fácil. Contavamos subir a primeira montanha das duas que temos de subir até Santiago.

Após percorrermos grande parte do caminho em piso rolante, começamos a subida. Ao contrário do que estavamos à espera, e apesar de termos subido aos 1500 m, a subida foi aceitável.

A descida, nem por isso. Tivemos um terreno cheio de xisto e pedras duras. Uma das bicicletas cedeu e tivemos de fazer mais uma paragem para mais uma soldadura, desta vez foi num dos suportes. Isto denota bem a dureza deste caminho e o que muitas vezes temos de superar para continuar. Felizmente conseguimos em 'Ponteferra' encontrar um soldador que nos ajudou e nem cobrou nada por isso.

Um dos aspectos mais importantes desta viagem é o descanço. Mas sinceramente nem sempre é possível. Ficamos alojados em Albergues. E nos albergues encontramos os chamados 'rocadores'. Ou seja, traduzindo para portugês, os que ressonam. E são muitos. Uma destas noites eram tantos que perfaziam uma verdadeira sinfonia. E foi das noites mais mal passadas. Isso acareeta um desgate maior para a etapa seguinte.

Fora estes pequenos contratempos, a verdade é que têm sido uma experiência incrível. No entanto, para quem a pretende fazer de bicicleta, dois conselhos:

- uma boa bicicleta com bons componentes (fortes e capazes de aguentar a maior das pancadas)
- mais dias, para poderem usufruir verdadeiramente do caminho

A verdade é que passamos muitas vezes por trilhos lindissímos, onde para quem pratica bicicleta todo o terreno, é de facto a grande experiência. Por outro lado, requer muita prática, ou o que eu designo por técnica, pois os trilhos muito técnicos são mesmo muito técnicos. Por isso, muito cuidado.
Estamos quase em Santiago. Já se sente a emoção no ar. As pessoas pelas quais temos passado já só falam disso. De quantos km's ainda faltam para Santiago. A verdade é que são verdadeiros heróis todos aqueles que pensam ou fazem este caminho.

Ontem, soubemos duma senhora de 85 anos que estava a fazer o caminho com um dos seus sobrinhos. É muito duro, mas para ela, era mais uma das etapas da sua vida.

3 comentários:

  1. Caros peregrinos,

    Muito parabéns pela entrega e vontade em cumprir este objectivo. Não conheço o Mário, apenas o Luís, pois já partilhei algumas e boas aventuras e viagens com o irmão dele. Dos mais de 12000 kms que coleccionei de bike nos ultimos 3 anos e meio, nunca passei por um desafio destes, por isso leio com expectativa na esperança que tudo corra pelo melhor!

    Abraço

    Emanuel Silva

    ResponderEliminar
  2. Meus caros...
    Não é preciso dizer o quanto vos admiramos pois não?
    Sabemos que nao é fácil, ou melhor, julgamos saber, pois só sabe realmente quem lá anda.
    Obrigado por nos deixarem partilhar esta vossa peregrinação.

    AReis

    ResponderEliminar
  3. Boas!
    Caros peregrinos viajantes, Santiago é já ali! Equando lá chegarem vão sentir vontade de começar... e ainda bem!
    Disse Stevenson: "Não viajo para chegar a determinado lugar, mas apenas pelo prazer de ir". Parece-me que o têm conseguido emborase tivessem mais tempo gozassemmais o Caminho. Continuem por essa Galiza fora num sobe e desce até Santiago!
    Bon Camino!

    ResponderEliminar