Etapas

Serão cerca de 10 etapas, aqui está uma lista possível:
Etapa 1: Saint-Jean-Pied-de-Port - Cizur Menor (80,0 km)
Etapa 2: Cizur Menor - Logroño (88,5 km)
Etapa 3: Logroño - Belorado (69,8 km)
Etapa 4: Belorado - Castrojeriz (86,2 km)
Etapa 5: Castrojeriz - Sahagún (88,4 km)
Etapa 6: Sahagún - León (72,5 km)
Etapa 7: León - Rabanal del Camino (68,1 km)
Etapa 8: Rabanal del Camino - Pedrafita do Cebreiro (82,9 km)
Etapa 9: Pedrafita do Cebreiro - Portomarín (70,2 km)
Etapa 10: Portomarín - Santiago de Compostela (91,8 km)

terça-feira, 9 de junho de 2009

No comboio para Saint Jean Pied du Port


Apanhamos o comboio na hora prevista. Tivemos a nossa família que nos acompanhou. Foi extraódinário. Sentir que partir é levar connosco a vontade de voltar o mais rápido possível. Mais importante é sentir o apoio que nos deram. É sempre um misto de vários sentimentos, mas também uma oportunidade que se faz única de fazermos esta viagem. Agora, no comboio, resta-nos apreciar a paisagem e deixar que a carruagem nos leve ao destino da partida, Saint Jean Pied du Port.
Hoje antes da partida, ainda deu tempo para comprar uma cobertura contra a chuva para proteger os alforges. É sempre melhor prevenir no caso de termos fortes chuvadas.
O revisor do comboio foi simpático e reservou-nos um compartimento para levarmos as bicicletas. Uma está acondicionada num saco, a outra (a minha) foi na caixa que o Marco me conseguiu disponibilizar. Digamos que podia estar melhor acondicionada (as rodas estão ligeiramente de fora da caixa), mas para o efeito que é serve perfeitamente. Vamos jantar no comboio e depois dormir até chegarmos ao destino.

6 comentários:

  1. O teu Amigo Rui Rodrigues envia-te o forte incentivo de particpares e venceres. Não uma vitória de taças e prémios, mas uma vitória de Vida e de Experiência. Experiência adquirida e Vivida. Força Mário, hoje e sempre, torço por ti. Rui Rodrigues

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde!... Já acordaste?
    Apesar de ser feriado cá no burgo, estamos a contar com uma actualização... Está tudo a postos para amanhã? A que horas é a partida oficial?

    AReis

    ResponderEliminar
  3. Boas!
    A família e os amigos estarão sempre convosco. Irão seguir-vos com alguma natural angústia, com orgulho de também participarem nesta viagem, com vontade que a hora da chegada se aproxime para poderem trocar ao vivo e a cores a experiência. É por tudo isto, e muito mais, que o Caminho é maior que a viagem. Encontram-se laços, descobrimo-nos mais um pouco e apercebemo-nos de um nosso interior tanta vez relegado para segundo plano nos afazeres do dia a dia.
    Que vos posso desejar?
    Talvez aquilo que irão muitas vezes ouvir ao longo desses 700 Km e que ganha uma dimensão além das simples palavras. Simplesmente vos desejo:
    - "Bon Camino!"

    Zé Augusto

    ResponderEliminar
  4. Boas!

    Eu e mais 2 amigos estamos a pensar fazer o caminho francês de bicicleta este verão. Gostaríamos de saber qual foi o comboio e trajecto que vocês usaram para chegar a Saint Jean Pied de Port. Por outro lado, não vos colocaram nenhum problema pelo facto de levarem as bicicletas?

    Obrigado!
    M. Campos

    ResponderEliminar
  5. Fomos no comboio Sud-express até Hendaye com as bicicletas devidamente acondicionadas. Como tinhamos de esperar pela tarde por novo transporte e o TGV, que partia de manhã quando chegamos, não permite transporte de bicicletas, decidimos ganhar tempo e fomos de taxi até Saint Jean Pied du Port. Nesse mesmo dia subimos os pirinéus. Podes também ver o artigo http://caminho-santiago-frances.blogspot.com/2009/06/dia-0-saint-jean-pied-de-port.html

    ResponderEliminar
  6. Obrigado pela ajuda!
    M. Campos

    ResponderEliminar