Etapas

Serão cerca de 10 etapas, aqui está uma lista possível:
Etapa 1: Saint-Jean-Pied-de-Port - Cizur Menor (80,0 km)
Etapa 2: Cizur Menor - Logroño (88,5 km)
Etapa 3: Logroño - Belorado (69,8 km)
Etapa 4: Belorado - Castrojeriz (86,2 km)
Etapa 5: Castrojeriz - Sahagún (88,4 km)
Etapa 6: Sahagún - León (72,5 km)
Etapa 7: León - Rabanal del Camino (68,1 km)
Etapa 8: Rabanal del Camino - Pedrafita do Cebreiro (82,9 km)
Etapa 9: Pedrafita do Cebreiro - Portomarín (70,2 km)
Etapa 10: Portomarín - Santiago de Compostela (91,8 km)

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Dia 8 - Cacabelos

Podem ver mais imagens deste dia aqui.

Distância: 70,8 km

Tempo: 11:43:22

Velocidade média: 6 km/h

Hoje foi mais um dia duro. Durissímo para dizer o menos. Com um calor abrasador tivemos de novamente subir a montanha, e que montanha. Fomos a mais de 1400 m outra vez, mas desta vez ainda mais inclíninado do que ontem, sempre pelo caminho.
Muitas vezes cruzamos peregrinos em bicicleta que o fazem por estrada normal, digamos que é bem mais fácil. Mas quisemos assim, passar pelo caminho. Aquele onde milhares de peregrinos já puderam passar de forma a chegar a Santiago.

Encontramos um casal de canadianos que estava a fazer o caminho com o seu filho de 10 meses. Acreditem. Se para nós é dificil, para eles é heroico. É simplemente incrível como alguém pode fazer um caminho desta dimensão e dureza com um filhote de 10 meses com toda a logística que isso acarreta.

Hoje tivemos mais furos, e mais subidas. A subida foi longa e bastante dura, a mais dura até ao momento. resta-nos saber que não vamos ter mais subidas destas até ao final desta peregrinação. Queriamos ter chegado o mais perto possível de Santiago, mas devido à exaustão, chegamos até uma pequena cidade de nome Sarria. Ficamos a sensivelmente 130 km de Santiago.

O caminho nesta altura é algo que não conseguimos explicar devido ao desgaste físico e emocional que estamos a viver. A verdade é que nem nós temos a verdadeira noção do que estamos a viver. Penso mesmo que só o tempo um dia nos poderá mostrar a verdadeira dimensão do mesmo. Agora, ainda é demasiado cedo para percebermos o que nos está a acontecer. A verdade é que o cansaço muitas vezes tolda-nos os pensamentos, e por vezes a objectividade vai-se com a mais simples das perguntas.

Passamos por descidas vertiginosas e por vales verdejantes onde a natureza mostrava toda a sua exuberância, desde rios com fortes correntes de água em muitas cascatas, até ao verde das árvores que muitas e muitas vezes nos cobriam.

Resta-nos esperar que hoje possamos, pelo menos hoje, dormir bem. Os 'roncadores' têm sido o nosso maior problema no descanso, e isso afecta em muito a nossa energia no dia seguinte.

Buen Camino Peregrino.
Santiago está perto.

3 comentários:

  1. Equipamento obrigatório: tampões para os ouvidos! Eu bem que avisei o Luís! Ainda por cima os roncadores têm uma grande vantagem... adormecem primeiro que os outros! Em termos de barulhos típicos de albergue os roncadores lideram, seguidos de perto pelo barulho dos sacos de plástico e os fechos dos sacos cama! Bom, mais um recuerdo!
    Estão aqui estão a começar a sentir nostalgia antes mesmo de acabar. Um paradigma!
    Abraço!
    Bon Camino!
    Zé Augusto

    ResponderEliminar
  2. Um grande abraço & os desejos de um final de viagem cheio boas recordações e muitas fotos!

    ResponderEliminar
  3. Boas!
    Amanhã, 19/06 cruzarei trilhos que acabaram de fazer entre León e Astorga.
    Espero que continuem a transmitir a vossa experiência com este entusiasmo dos últimos dias ao longo da vossa vida.
    Aquele abraço!
    Zé Augusto

    ResponderEliminar