Etapas

Serão cerca de 10 etapas, aqui está uma lista possível:
Etapa 1: Saint-Jean-Pied-de-Port - Cizur Menor (80,0 km)
Etapa 2: Cizur Menor - Logroño (88,5 km)
Etapa 3: Logroño - Belorado (69,8 km)
Etapa 4: Belorado - Castrojeriz (86,2 km)
Etapa 5: Castrojeriz - Sahagún (88,4 km)
Etapa 6: Sahagún - León (72,5 km)
Etapa 7: León - Rabanal del Camino (68,1 km)
Etapa 8: Rabanal del Camino - Pedrafita do Cebreiro (82,9 km)
Etapa 9: Pedrafita do Cebreiro - Portomarín (70,2 km)
Etapa 10: Portomarín - Santiago de Compostela (91,8 km)

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Dia 5 - Fromista

Podem ver mais imagens deste dia aqui.

Distância: 93,6 km

Tempo: 14:29:22

Velocidade média: 6 km/h


Estamos a meio caminho. Cada dia é uma aventura. Percorremos cerca de 150 km com um raio partido. Hoje conseguimos finalmente encontrar (depois de 150 km's) uma oficina de bicicletas em Carrión de los Condes.

Bicicleta reparada e podemos continuar. Uma sugestão que contraria um comentário anterior. Quem quiser fazer o caminho (e não por estrada) têm de trazer uma boa bicicleta de todo o terreno. O tipo de piso nas primeiras etapas com todas as pedras não permite que nenhuma bicicleta de ciclo-turismo possa passar por ali sem ter qualquer tipo de problema técnico. Assim como os componentes, são essenciais que sejam de grande qualidade e que possam ser substuídos. Algumas peças de substituição são aconselhadas. O esforço físico é muito intenso, especialemente porque são muitas horas a andar, isto claro para quem pretende fazer o caminho em 10 dias. Penso que o aconselhável será fazer em mais dias.

Estamos em Mansilla de las Mulas. Falta mais uma etapa antes das montanhas. Amanhã será dia de irmos devagar para que possamos recuperar.

Obrigado por todos os comentários, é um ânimo que temos em continuar. Não deixa de ser curioso que a palavra que mais se escreve em todo o caminho é precisamente 'Animo'. Serve para quem pretende desistir que possa seguir. Desistir não faz parte da nossa vontade, apesar do corpo por vezes ceder ao extremo cansaço a que está a ser sujeito.

O nosso objectivo, chegar a Santiago.

A nossa obrigação. Viver cada dia como se fosse único.

5 comentários:

  1. Hei Mário, e petiscadas? Tem dado para isso?

    ResponderEliminar
  2. Boas!
    É bem verdade que alguns troços são tecnicamente díficeis e também evitados por alguns peregrinos de bicicleta usando, em alternativa, as estradas nacionais. Muito menos interessante, digo eu, apesar de ser um simples andante! A questão do número de dias e das etapas deverá ser, repito, encarada de forma teórica constituindo virtuais balizas para a vossa disponibilidade física e mental.
    A vantagem do Caminho Francês é o de muitos locais de apoio mesmo fora das tais "etapas".
    Opinião pessoal, estão a ir muito bem! Estão a sentir o pulsar do que é aí importante! E, certamente, meus caros, não é o raio partido, nem o furo, nem o saco cama perdido o importante aí! Olhem à vossa volta e verifiquem que são uns priveligiados em "material"! A vossa imagem dos outros e de vós próprios nunca mais será a mesma! Digo-vos, há poucos destinos de viagem que nos possam oferecer isto!
    Daqui sigo-vos e ofereço-vos a minha força para continuarem.
    Um abraço e "Bon Camino!"

    ZZé Augusto

    ResponderEliminar
  3. Marocas, tem sido muito bom ler os teus posts. Grande aventura mesmo, daquela de nos fazer ficar com vontade de pegar na bike e fazer o mesmo :)

    Continuem a dar-lhe :)

    Grande abraço,
    mramos

    ResponderEliminar
  4. Hola!
    Já não perco o blog de vista. É óptimo poder acompanhar o vosso caminho todos os dias.
    Força e coragem para chegarem a Santiago.
    Bom caminho.
    Beijos da Ana Luísa

    ResponderEliminar
  5. Olá Mario,

    Estou a acompanhar o teu blog e estou a gostar bastante de seguir esta vossa aventura. Queria deixar-te aqui uma sugestão, de adicionares no teu blog uma mini-aplicação do blogger que permite as pessoas increverem-se e seguirem o teu blog, recebem o inicio das actualizações que fazes no blog e assim cada vez que fazes uma actualização ficam a saber. Podes ver o que é no meu blog onde diz seguidores no lado esquerdo.
    http://experienciasdebicicleta.blogspot.com

    Um abraço e continuação de boa viagem.

    ResponderEliminar