Etapas

Serão cerca de 10 etapas, aqui está uma lista possível:
Etapa 1: Saint-Jean-Pied-de-Port - Cizur Menor (80,0 km)
Etapa 2: Cizur Menor - Logroño (88,5 km)
Etapa 3: Logroño - Belorado (69,8 km)
Etapa 4: Belorado - Castrojeriz (86,2 km)
Etapa 5: Castrojeriz - Sahagún (88,4 km)
Etapa 6: Sahagún - León (72,5 km)
Etapa 7: León - Rabanal del Camino (68,1 km)
Etapa 8: Rabanal del Camino - Pedrafita do Cebreiro (82,9 km)
Etapa 9: Pedrafita do Cebreiro - Portomarín (70,2 km)
Etapa 10: Portomarín - Santiago de Compostela (91,8 km)

sábado, 13 de junho de 2009

Dia 3 - Logroño

Podem ver mais imagens deste dia aqui.

Distância: 70,2 km

Tempo: 15:11:28

Velocidade média: 5 km/h


Hoje o dia foi de mais e mais calor. Foram litros e litros de água que se beberam. Apesar de tudo, a parte da manhã foi de grande velocidade por trilhos grandes e longas descidas que fizeram as delícias de andarmos rápido e com grande segurança. Passámos por cada vez mais peregrinos. São centenas que cruzamos no caminho.
Temos quase concluído 1/3 do caminho. Para quem não sabe, o trilho é composto de 3 fases:
- O Caminho da Purificação (que vai até Burgos)
- O Caminho da Morte (que vai até Artoga)
- O Caminho da Vida (que vai até Santiago)

O Caminho da Purificação está por isso quase concluído.

Era para termos chegado a Burgos, mas infelizmente um pneu furado e um raio partido, assim como o calor, não permitiram que lá chegassemos. Ficamos em Belorado e estamos num albergue com piscina. Vai ser difícil sair daqui com este calor :)

Têm sido uma viagem dura, não o podemos negar, mas têm sido apesar de tudo uma viagem fantástica onde podemos apreciar a beleza das coisas mais elementares da vida. A alegria dos peregrinos, a partilha do espaço, a natureza transposta pelo homem, o verde dos campos, o azul do céu, a luz do sol, a transparência da água, a arquitectura dos monumentos, e claro... o caminho. Aquele que nunca mais acaba. E que não queremos que acabe sem primeiro desfrutarmos dele.

"Não sonhes a tua vida, vive o teu sonho."

10 comentários:

  1. Com que então albergue com piscina… E há festa por perto?
    Só depois de falar com o Leal é que lembrei daquela outra casa onde vocês ficaram aquando de uma determinada despedida de solteiro. Espero que, desta vez, a festa não seja dento do albergue. Eh! Eh!
    Quanto à viagem, com certeza, tem de ser dura, pois caso contrário as etapas teriam outro nome e os peregrinos seriam apelidados, provavelmente, de turistas. O espírito da peregrinação implica entrega, sacrifício e muita força de vontade. Vocês têm correspondido a esse espírito, aliás está amplamente demonstrado nas narrações do blog.
    Fazer essa viagem/peregrinação será uma mais valia para cada um de vocês, uma lição de vida e uma bela estória para contar a filhos e a netos.
    Boa Peregrinação.
    Beijos da Ana Luísa

    ResponderEliminar
  2. Olá Mário e Luís!
    Esse calor é capaz de abrandar em breve. Até lá mantenham-se atentos e continuem a beber água. Realmente sair de um albergue com piscina nesse tempo é mais uma das duras provas do Camino! Só pode! Mas não se esqueçam do calor porque na Galiza chove que se farta e vão ter saudades. Essas avarias são perfeitamente normais e nem devem ser consideradas contratempos. Eu, como ia a pé, fazia bolhas e tornei-me um "experto en ampollas!"
    Sobre a grandeza dessa viagem deixo-vos as palavras de António Machado, poeta castelhano:
    Caminante, son tus huellas el camino y nada más; Caminante, no hay camino, se hace camino al andar. Al andar se hace el camino, y al volver la vista atrás se ve la senda que nunca se ha de volver a pisar. Caminante no hay camino sino estelas en la mar. Machado, Antonio

    Bon Camino!
    Zé Augusto

    ResponderEliminar
  3. Marocas ... quero destacar este teu pensamento "E que não queremos que acabe sem primeiro desfrutarmos dele" --> Estavas a referir-te ao caminho! Vive-o todos os dias, mesmo quando deixares esse. Existem outros!
    CONTINUA! Rui .

    ResponderEliminar
  4. Parabéns pelo vosso Blog!

    Um grande abraço com muita energia e votos de continuação de bons trilhos.

    Cumprimentos Pacíficos!
    Ana e José

    ResponderEliminar
  5. "Não sonhes a tua vida, vive o teu sonho."

    Ora aí está um grande conselho. Tal como todas as grandes frases, é de uma grande simplicidade, mas de enorme profundidade.
    É verdade que nem sempre é possível ou fácil de fazer, mas, também se fosse, qual seria o desafio?
    Esta tua viagem é a prova de que se quisermos mesmo, podemos. Tu quiseste e por isso mesmo estás a viver o teu sonho. E nós, que aqui deste lado, te acompanhamos através deste blog, desejamos-te força e ânimo, e uma pontinha de sorte para que cumpras o resto do sonho. Muitos de nós gostaríamos de estar aí contigo (nem que fosse apenas na piscina :)

    Continua em força e vai-nos mantendo ao corrente com estes posts que estão a ficar cada vez melhores.

    AReis

    ResponderEliminar
  6. Boas. Parece q tudo está a decorrer como esperado, tirando um pormenor ou outro mas isso faz mesmo parte da aventura. Começo a ficar viciado em consultar diáriamente os teus testemunhos dessa vossa experiência. Considero importante q o faças diariamente, porque só assim consegues transmitir realmente as verdadeiras emoções da viagem, que até tu mais tarde irás certamente lê-los vezes sem conta. Para vocês, uma óptima continuação da vossa peregrinação! Saudações Ribatejanas.

    ResponderEliminar
  7. Bons mergulhos e muita força!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  8. Espectacular!!

    A malta que anda comigo depois de ver isto já está a pensar ir aí para o ano!!! :)

    A ver vamos

    ResponderEliminar
  9. Grande maluco!

    Boas fotos e que tenham um excelente passeio!

    ResponderEliminar
  10. Alberue com piscina? É pá, não saiam daí :)

    força aí,
    mramos

    ResponderEliminar